全部 标题 作者
关键词 摘要

OALib Journal期刊
ISSN: 2333-9721
费用:99美元

查看量下载量

相关文章

更多...

Efeitos de diferentes estruturas de vegeta o ciliar sobre as variáveis de microclima e a sensa o de conforto térmico. Effects of different riparian vegetation structures on microclimatic variables and sensation of thermal comfort.

Keywords: conforto térmico , corredor fluvial , mata ciliar , servi os ecossistêmicos , thermal comfort , watercourses , riparian vegetation , ecosystem services.

Full-Text   Cite this paper   Add to My Lib

Abstract:

A vegeta o natural junto aos corredores fluviais desempenha diversos papéis no controle e na qualidade ambiental de uma regi o, sendo uma das suas atribui es o estabelecimento de condi es adequadas de controle climático. Sem dúvida, cada estrutura de vegeta o ciliar deve apresentar um grau de eficiência para tal fun o. No entanto, quais s o as diferen as de respostas entre diferentes tipos de estrutura? Com o propósito de contribuir para uma resposta, este estudo discute as varia es microclimáticas a partir da avalia o das rela es existentes entre cinco variáveis climáticas em três diferentes perfis fision micos de vegeta o, (vegeta o arbórea densa, vegeta o arbórea rarefeita e campo) contíguos ao Ribeir o Cachoeira (Campinas, SP, Brasil). Dados de radia o solar, temperatura do ar e de globo, umidade relativa e velocidade do vento, além da temperatura da água, foram obtidos para cada perfil estudado, durante três dias, nos horários de maior insola o (das 8h às 16h), a três diferentes distancias do curso de água ao longo dos perfis, no ver o e no inverno. Como indicador do conforto térmico, foi calculada a Temperatura Fisiológica Equivalente (PET), para três horários, nas diferentes situa es estudadas. Os resultados evidenciaram a importancia da presen a e tipo de estrutura da vegeta o principalmente na atenua o da radia o solar e seu papel predominante no controle da temperatura e da umidade relativa do ar nas duas esta es do ano. A atenua o da radia o solar atingiu 97% em estrutura florestal e 83% em capoeiras; a umidade relativa variou, no ver o, de 85% a 100% na estrutura florestal, e entre 40% a 75% na estrutura campestre. Diferen as na temperatura ambiente de até 12,2 oC foram observadas entre a estrutura florestal e a estrutura campestre, no inverno. A ameniza o da temperatura da água em sistema florestado chegou a ser 3 oC em compara o à temperatura da água em sistema campestre. O índice PET indicou ambiente termicamente confortável em quase todos os horários para a estrutura florestal, ao passo que situa es favorecedoras de estresse por calor foram observadas na estrutura campo com estrato herbáceo contínuo, em todos os horários no ver o.Natural vegetation along river corridors plays an important role in the control and environmental quality of a region, since it establishes appropriate conditions for climate control. Undoubtedly, each structure of riparian vegetation should to a certain degree provide efficiency for such a role. However, what are the differences in responses between different types of structure? With the a

Full-Text

comments powered by Disqus

Contact Us

service@oalib.com

QQ:3279437679

WhatsApp +8615387084133

WeChat 1538708413